PAPEL E CELULOSE
Empresa de Papel em Goias - Nov. de 2017
Reunimos as pessoas certas para desafiar o pensamento estabelecido e impulsionar a transformação. Estar trabalhando com nossos clientes para desenvolver as capacidades que permitem as organizações obter vantagens sustentáveis.

O Problema
Ocorrência nas prensas:
Lubrificante atual e demais testados não estão atendendo satisfatoriamente a aplicação, gerando falta de confiabilidade/ risco ao equipamento.
“Concorrente 1”: Graxa tem ancoragem adequada, porém, não se comportou bem frente a proteção anticorrosiva, deixando o rolamento com diversos pontos de oxidação e marcas, mesmo seguindo curtos períodos de relubrificação.
“Concorrente 2”: Graxa não apresentou ancoragem adequada entre os rolos do rolamento, saindo, para os mancais e deixando o mancal sem filme protetivo, conforme necessidade para o bom funcionamento, mesmo seguindo curtos períodos de relubrificação.
A SOLUÇÃO
O Desafio
Por meio do nosso estudo técnico, apresentado, fornecer lubrificante especial adequado para situação de trabalho, gerando a ancoragem entre os rolos e proteção contra oxidação do rolamento, devido a seu alto poder de adesividade e de resistência frente à água e meios contaminantes. Salientamos que o lubrificante Quakertek Rodaplex PM 2, tem excelente resistência a altas cargas e é capaz de proporcionar longos períodos sem necessidade de relubrificação.
O que Fizemos
Oferecermos nosso suporte técnico/ acompanhamento da montagem dos rolamentos com a graxa especial Quakertek Rodaplex PM 2. Indicamos como procedimento para limpeza um solvente biodegradável, para remover totalmente as impurezas dos rolamentos. Além disso, este tipo de produto possui alto poder de evaporação, o que sem dúvidas facilita para boa ancoragem da graxa lubrificante a ser aplicada, deixando a superfície limpa e seca. O solvente adquirido foi da marca Homy, de referência Homy Grax 20. As folgas do rolamento foram ajustadas, conforme procedimento de montagem padrão. Cada rolamento do primeiro conjunto de prensas foi montado com aproximadamente 12 KG de graxa QUAKERTEK RODAPLEX PM 2. O segundo conjunto montamos com aproximadamente 14 KG de graxa por rolamento.
Considerações Finais
Constatamos que a graxa lubrificante permaneceu no equipamento, devido ao procedimento de limpeza prévio (com solvente específico que indicamos) e ao procedimento de aplicação, ao qual acompanhamos por dois dias. O lubrificante Rodaplex PM 2 por sua vez, proporcionou excelente estabilidade e ótima adesividade no rolamento e mancal, mantendo o filme de lubrificação uniforme e protegendo contra à água, contaminantes e alta carga. Salientamos que além de proporcionarmos o resultado almejado, nossa condição comercial é extremamente mais favorável em relação aos fornecedores anteriores, que não apresentaram resultado técnico satisfatório.